quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

OSPF – Introdução ao Roteamento Intra-Area e Inter-Area

O Protocolo de Roteamento OSPF poderá operar em uma única área chamada de Área Backbone e denominada como área 0 (zero).

Devido ao fato do algoritmo manter uma visão completa da topologia (daquela área), o crescimento excessivo da rede pode gerar problemas com o tamanho da tabela LSDB, tamanho da tabela de Roteamento e consumo de CPU para cálculos da atualização de Roteamento.

Uma das soluções é dividir o OSPF em múltiplas áreas de forma hierárquica, diminuindo a tabela LSDB, pois cada Roteador possui uma visão completa somente da área pertencente, reduzindo assim a tabela de Roteamento com um bom planejamento para sumarização de rotas e LSA’s gerados evitando recálculos durante queda de links e atualizações.

Para o correto funcionamento do Roteamento Intra-Area é necessário que todas as Áreas estejam conectadas a Área 0 e que um roteador chamado de ABR (Area Border Router) faça a conexão entre as 2 Áreas.


 
Obs: O Roteador ABR possuirá uma visão completa das 2 áreas que faça conexão.

Configuração do ABR
A configuração do Roteador ABR é bem simples, basta apenas dizer quais interfaces farão parte da Area Backbone (Area 0) e quais interfaces participarão, em nosso exemplo, Área 2.


ospf 1
! Configurando o processo OSPF com o número 1
area 0
!Configurando a Área 0
network 192.168.1.26 0.0.0.0
! Configurando a Interface 192.168.1.26 com a wildcard mask ( mascara curinga) /32 para participar do processo OSPF
area 2
!Configurando a Área 2
network 172.31.0.1 0.0.0.0
! Configurando a Interface 172.31.0.1 com a wildcard mask ( mascara curinga) /32 para participar do processo OSPF

Para Lembrar...

Para interconexão entre diferentes áreas, um dos roteadores inseridos no domínio precisará atuar como ABR (Area Border Router), qual sera responsável pela realização de trânsito entre os domínios. O ABR poderá também sumarizar rotas entre as áreas.

A Área 0.0.0.0 é chamada de Área Backbone, e todas as áreas contidas no domínio precisarão de pelo menos uma interface conectada na área 0 para possibilitar conectividade com outras áreas. Esse processo deve-se a concepção do OSPF para controle de tráfego e Looping, com objetivo de haver apenas uma única área de trânsito na rede, a Área Backbone.

Vantagens de segmentação em áreas distintas no OSPF:

  •  Redução do montante de propagação de informações de Roteamento;
  •  A concepção de áreas permite o desenvolvimento de uma hierarquia de informações de Roteamento na rede, protegendo-as de informações originadas de dispositivos externos;
  • As informações de área não são propagandas após o prefixo ser enviado para outra área através da área trânsito, fazendo com que outras áreas não consigam identificar uma topologia física baseados nos prefixos recebidos.
Referencias:

Building Scalable Cisco Internetworks – Diane Teare/Catherine Paquet

Nenhum comentário:

Postar um comentário