sexta-feira, 15 de outubro de 2010

VLAN - Trunk utilizando 802.1q (dot1q)

Desculpe-nos, o conteúdo foi migrado para o domínio comutadores.com.br, para acessar clique no link:

http://www.comutadores.com.br/vlan-trunk-utilizando-802-1q-dot1q/

Obrigado!

7 comentários:

  1. Bom dia Diego!

    Tenho dúvida referente as portas trunks e hybridas, existem diferenças entre as duas formas de entroncamento?

    ResponderExcluir
  2. Diego Dias primeiro parabens pelo seu blog
    agora tenho uma duvida, as configurações de porta em modo trunk (para comunicacao de switches) devem ser feitas nas portas (1 em cada switch) dos 2 switches que estão se comunicando ?

    ResponderExcluir
  3. Olá gabriel, a configuração de trunk deverá ser feita nas portas que conectam os 2 Switches.

    * Lembrando que as VLANs devem existir em ambos dispositivos e permitidas no link trunk!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Diego Dias obrigado pela resposta e parabens pelo seu blog novamente. Aproveitando o momento, poderia fazer alguns comentarios sobre a porta hibrida com alguns exemplos (se necessario) ?

    Abraços
    Gabriel

    ResponderExcluir
  5. boa tarde,
    estou necessitando criar uma vlan entre 3 switchs.
    1 3com modelo 2928sfp-pwr-plus e 2 2948spf-plus

    o problema é que o mode pwr plus possui uma firmware diferente das 2948. os 2948 são mais antigos e não encontrei a opção trunk.

    tentei fazer entao via link aggregation sem lacp e com lacp. mas parece que não acontece a comunicação.

    criei uma vlan chamada 10 para a rede wireless. no switch pwr botei a porta 20-23 como untagged para a vlan 10 e a porta 24 (que cascateia com o primeiro 2948) como tipo trunk e tagged para a vlan 10. em um switch 2948, que é cascata com o modelo pwr, marquei a porta 4 (que vem da cascata da porta 24 do pwr) como tagged da vlan 10. e a porta 45 que faz cascata o segundo switch 2948, também botei como tagged vlan 10. como pode perceber, um switch 2948 é apenas para passagem para chegar ao switch que está no cpd.
    por ultimo, no ultimo switch 2948, a porta 45 é tagged da vlan 10 e a porta 44 é untagged da vlan 10. a porta 44 roda um servidor dhcp que vai dar ips para os wireless. os equipamentos wireless são 3com modelo 7760, eles não possuem dhcp interno. por isso preciso buscar de um servidor.

    onde estou errando?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, primeiramente parabéns pelo seu blog, conteúdo extramente relevante e bem estruturado.

    Seguinte: Estou precisando configurar duas VLANs em dois Switchs 3Com 4210 26 portas. Até então consegui criar uma Vlan 1 e outra Vlan 10. Porem necessito assim como descrito no seu post, conectar as duas VLANs dos dois switchs por uma unica porta em cada para usar apenas uma fibra ótica que liga um Rack a outro.
    Pois bem, minha dúvida é a seguinte:
    Eu preciso configurar uma porta do Switch ex: (1/0/25) como TARGGED para que as duas VLANs possam se comunicar por meio dela? E isso deve ser feito nas duas portas envolvidas em cada Switch?
    E outra coisa, não entendi bem a questão do final do post sobre Porta de acesso, como é isso, todas as outras portas que não estão sendo usadas na ligação de um switch a outro de ve ser setada dessa maneira. Agora se sim, estranho. Isso deve ser feito manual em cada porta ou por padrão isso já esta realizado, pois da maneira que esta configurado o switch ele já esta permitindo comunicação entre os dispositivos ligados a própria VLAN.

    Desde já muito Obrigado.

    ResponderExcluir