domingo, 3 de abril de 2011

ARP (Address Resolution Protocol)

O Protocolo ARP é utilizado na comunicação entre dispositivos em uma Rede Ethernet da mesma Sub-rede com endereço IPv4. A principal função do ARP é a tradução de endereço IP em endereço MAC. O emissor encaminha em broadcast um pacote ARP contendo o endereço IP do outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo.

Após a resposta da resquição ARP, o mapeamento IP + MAC é armazenado em cache por alguns minutos. Se houver uma nova comunicação com o endereço IP mapeado na tabela ARP, o dispositivo deverá consultar o mapeamento em cache; e não encaminhará uma mensagem em Broadcast solicitando o endereço MAC. Após o  timeout do endereço, uma nova consulta é encaminhada à rede.

Formato da mensagem ARP:

  • Hardware type: Representa o Tipo de endereço de Hardware utilizado ( como por exemplo o endereço MAC). O valor 1 representa Ethernet.
  • Protocol type: Especifica o tipo de Protocolo a ser mapeado. O valor hexadecimal 0x0800 representa o IP.
  • Hardware address length e protocol address length: Representam o tamanho do endereço de Hardware e do Protocolo em bytes. 
  • OP, Operation code: Especifica o tipo da mensagem ARP. O valor 1 representa uma requisição ARP e o valor 2 representa uma resposta ARP.
  • Sender hardware address: Representa o endereço de Hardware (MAC) do dispositivo que está encaminhando a mensagem.
  • Sender protocol address: Representa o endereço de Protocolo (IP) do dispositivo que está encaminhando a mensagem.
  • Target hardware address: Representa o endereço de Hardware (MAC) do dispositivo para qual a mensagem deverá ser entregue. Se o valor estiver preenchido com todos os bits em 0 (zero) significa que a mensagem é uma requisição e o valor deverá ser preenchido na resposta ARP ( se o endereço IP solicitado existir na LAN).
  • Target protocol address: Representa o endereço de Protocolo (IP) do dispositivo para qual a mensagem deverá ser entregue.

A principal vantagem do protocolo é a facilidade do mapeamento dinâmico de endereços de hardware (enlace) para endereços de rede (IP).

Para visualizar a tabela ARP do Switches HP Serie A, H3C ou 3Com digite: display arp

Type: S-Static D-Dynamic
IP Address MAC Address VLAN ID Port Name / AL ID Aging Type

192.168.39.52 001b-b96d-2858 4 GigabitEthernet1/0/2 13 D
192.168.38.49 001f-d0fb-7e59 4 GigabitEthernet1/0/3 14 D
192.168.39.251 001b-b96d-1671 4 GigabitEthernet1/0/2 15 D

Obs: Lembrando que os dispositivos só exibirão a tabela ARP das sub-redes que pertencem!

No próximo post citarei algumas técnicas de proteção contra Ataques ao ARP.

Até a próxima!

Referência:
 
http://www.h3c.com/portal/Technical_Support___Documents/Technical_Documents/Security_Products/H3C_SecBlade_NetStream_Card/Configuration/Operation_Manual/H3C_SecBlade_NetStream_Card_OM-6PW103/02-IP_Service/201006/678580_1285_0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário